sábado, 23 de janeiro de 2016

SEJAM BEM VINDAS/OS!





A gestão CONSTRUÇÃO COLETIVA: Juntos somos fortes! da Associação de Pós-graduandas/os da UFBA (APG/UFBA) gostaria de dar as boas-vindas a todas/os as/os estudantes que ingressam ou que retomam as suas atividades acadêmicas.

Acabamos de sair de um contexto aguerrido de greve no país, colocando em pauta a luta contra o ajuste fiscal, a defesa da Universidade, da educação pública e de nossas reivindicações, como assistência estudantil, creche para as/os filhas/os das pós-graduandas, contra o assédio moral e sexual, direito de greve, de representação e organização sindical. Seguiremos nessa batalha contra o ajuste fiscal, venha de onde vier. Seguiremos em defesa de nossos direitos.

Conquistamos vitórias, à duras penas, como o retorno das verbas do PROAP (Programa de Apoio à Pós-graduação), que foi resultado do ajuste fiscal iniciado em 2015. Mas o maior saldo deste processo é a nossa organização. Organizados podemos enfrentar as contradições do atual momento, e juntos seremos mais fortes.

Assim, convidamos todas/os a se somarem à luta: estudantes, representantes estudantis em seus Programas, entidades parceiras e setores que se disponham a lutar em conjunto para garantir os nossos direitos. É com esse espírito que a APG/UFBA inicia seus trabalhos, com CONSTRUÇÃO COLETIVA, com força e disposição para a luta.

Aproveitamos para convidar todas/os a participar do debate A gratuidade na pós-graduação em debate – Sobre a PEC 395 (cobrança de taxas na pós-graduação), a ser realizado no dia 25 de janeiro de 2016 (segunda-feira) às 17h na Escola de Administração da UFBA. Contaremos com a presença do vice-presidente da Associação Nacional de Pós-graduandas/os, Cristiano Junta.

Temos muito a conquistar!
Mobilizem seus Programas e vamos à luta!
Participem da APG/UFBA!
   
Nos acompanhem:

Blog: apgufba.blogspot.com
Página no Facebook: Associação de Pós-graduandas/os da UFBA 
E-mail: apg.ufba@gmail.com

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

A GRATUIDADE DA PÓS-GRADUAÇÃO NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS (PEC) 395/14

No dia 25/01, a Apub Sindicato promoverá mais um debate, desta vez sobre a gratuidade da pós-graduação nas universidades públicas. O evento será às 17h, no auditório da Escola de Administração da UFBA e contará com a participação de representantes da ADUFRJ- Seção Sindical (Associação de Docentes da UFRJ), ANPG (Associação Nacional de Pós-Graduandos), FOPROF (Fórum Nacional dos Mestrados Profissionais) e PROPG/UFBA (Pró-Reitoria de Ensino de Pós Graduação). O objetivo da atividade é avaliar os efeitos da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 395/14, medida que regulamenta a cobrança pelas universidades públicas por cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) e extensões, que já são autorizadas nas IFES, e de mestrado profissional, que se insere na categoria stricto sensu e gerou maior reação de entidades nacionais da educação.



sábado, 16 de janeiro de 2016

NOTA PÚBLICA CONTRA O AUMENTO DAS TAXAS NA PÓS-GRADUAÇÃO




NOTA PÚBLICA CONTRA O AUMENTO DAS TAXAS NA PÓS-GRADUAÇÃO

Considerando a Resolução Nº 04/2015 (link AQUI), expedida pelo Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal da Bahia, no dia 27 de novembro de 2015, que regulamenta e disciplina a cobrança das taxas de inscrição para os procedimentos acadêmicos, a Associação de Pós-Graduandas/os da UFBA informa a sua posição veementemente contrária a essa publicação arbitrária e ofensiva aos estudantes da Universidade e àqueles que desejam ingressar na mesma, seja como alunos regulares ou especiais.

Na atual conjuntura de ataques aos direitos dos trabalhadores, em que o acesso irrestrito e gratuito à educação está incluso, de precarização do trabalho, desemprego em massa e desvalorização das categorias profissionais, tais valores configuram uma falta de respeito, uma vez que são inviáveis e incoerentes com a realidade dos pós-graduandos e com a defesa da gratuidade do ensino público, pauta historicamente defendida pelos movimentos social, estudantil e sindical. É dever da Universidade garantir as condições de acesso e permanência dos estudantes, sem gerar ônus aos mesmos.

Dessa forma, convidamos toda a comunidade acadêmica (professores, trabalhadores técnico-administrativos e estudantes de graduação e de pós-graduação) e suas representações (Diretório Central das/os Estudantes/DCE, Associação de Professores Universitários da Bahia/APUB Sindicato e Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Universidades Públicas Federais no Estado da Bahia/ASSUFBA Sindicato) a apoiar a luta comum contra essa medida seletiva, excludente e elitista, que restringe o acesso universal à educação superior com taxas abusivas de inscrição nos processos seletivos da UFBA, ferindo os princípios da educação pública e gratuita.

Salvador/BA, 15 de janeiro de 2016


Acesse a nota pública AQUI