domingo, 19 de março de 2017

Pós-Graduandos(as) da UFBA pela retirada da PEC de desmanche da Previdência!


O Governo Temer avança a passos largos no sentido de retirar os direitos dos/as trabalhadores/as. Nesse momento, apressa-se para aprovar a reforma de desmanche da previdência pública brasileira. Tal reforma prevê nova idade mínima para a aposentadoria (65 anos), aumenta para 25 anos o tempo de contribuição mínima e estabelece 49 anos (isso mesmo, 49 anos) como tempo de contribuição necessário para o recebimento da aposentadoria integral
Nós, pós-graduandos/as, temos muito a perder com essa reforma. É sabido que o/a pós-graduando/a, geralmente, se insere no mercado formal de trabalho e começa a contribuir para previdência mais tarde. Caso essa reforma seja aprovada, a aposentadoria dos/as pós-graduandos/as ficará praticamente inviabilizada. Façamos uma simulação: supondo que a pessoa entre na universidade com 18 anos, se forme em 4 anos, em seguida faça mestrado e doutorado, que em média são 6 anos de estudos, começaria a contribuir, nessas condições, com 28 anos. Considerando a necessidade de 49 anos de contribuição, se aposentaria aos 77 anos.
Não podemos deixar essa reforma ser aprovada! Por isso, chamamos todos/as pós-graduandos/as a se unirem aos/às demais trabalhadores/as para construirmos uma ampla frente pela “Retirada da PEC (287) do desmanche da Previdência”.
Dia 15 de março começa a Greve da Educação, convocada por tempo indeterminado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE), pela CUT e demais centrais sindicais, tendo como principal bandeira a retirada da PEC 287.
Convidamos os/as pós-graduandos/as para participarem de um grande ato que será realizado dia 15 de março de 2017, na praça do Campo Grande (Salvador), às 15 horas.

 “Pós-graduandos/as pela Retirada da PEC de desmanche da Previdência”

POSSE DA GESTÃO “PRIMEIRAMENTE, NENHUM DIREITO A MENOS!” APG-UFBA ELEITA PARA O PERÍODO 2017-2018


No dia 20 de fevereiro de 2017 as 15h30 no Auditório da Escola de Ciências Econômicas da Universidade Federal da Bahia – UFBA – aconteceu a cerimônia de Posse da Gestão “PRIMEIRAMENTE NENHUM DIREITO A MENOS”! da Associação das/os Pós-graduandas/os da UFBA para o período 2017-2018.

Fotografia de Cássia Hack
A mesa foi composta por José Arlen Beltrão membro da Comissão Eleitoral e Gestão 2015-2016 da APG-UFBA, doutorando em Educação, professora Luciene da Cruz Fernandes Presidenta do Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior da Bahia – APUB e Silvana Carvalho Fonseca Coordenadora Geral da APGUFBA Gestão 2017-2018, doutoranda em Literatura e Cultura. A mesa reconstituiu a trajetória de luta e resistência da APG-UFBA, tratou da necessidade de manter a resistência em tempos de golpe, golpe imperialista, midiático, empresarial, institucional, parlamentar, legislativo, jurídico que destitui uma presidenta democraticamente eleita e sem provar dolo algum. Reafirmou a defesa irrestrita da Universidade Pública, Laica, Gratuita e de Qualidade, socialmente referenciada bem como da defesa dos direitos da Classe Trabalhadora expressa, neste contingente, por estudantes da Pós-Graduação. Foram expostos os dados da votação que computou 128 votos válidos sendo destes, 123 na chapa “PRIMEIRAMENTE, NENHUM DIREITO A MENOS!”, uma votação expressiva diante do atual cenário, 4 votos em branco e 1 nulo.
A Gestão da APG-UFBA se dá por coordenações e é composta por nove estudantes titulares e três suplentes. As coordenações são: Coordenação Geral e Vice Coordenação Geral, Secretaria, Coordenações de Comunicação; Finanças; Ensino, Pesquisa e Extensão; Assistência Estudantil; Articulação e Formação Política; e Assuntos Jurídicos.
A atual Gestão é formada por estudantes de cinco diferentes programas de pós-graduação da UFBA: Artes Cênicas (1), Economia (1), Educação (5), Literatura e Cultura (4) e Pós Cultura (1).

Abaixo a composição nominal da Gestão “Primeiramente, nenhum direito a menos! ” 2017-2018:

Silvana Carvalho da Fonseca - Coordenação
Geral Cássia Hack - Vice coordenação Geral
Eline Matos Reis - Secretaria
Érica C. Cruz Sousa - Coord. de Comunicação
Sicleide Gonçalves Queiroz - Coord. de Finanças
Jorge Augusto de Jesus Silva - Coord. de Ensino, Pesquisa e Extensão
Maria D. S. Rodriguez - Coord. de Assistência Estudantil
Leila Gina da Cruz Silva - Coord. de Articulação e Formação Política
Thereza de J. S. Junqueira - Coord. de Assuntos Jurídicos
Juan Ignacio Brizuela - Suplente
Abia Lima de França - Suplente
Petry Rocha Lordelo – Suplente

Fotografia de Priscila – Da esquerda para direita: Elenilson, José Arlen, ambos da Comissão Eleitoral e Sicleide, Eline, Cássia, Silvana, Leila e Juan, parte da Gestão 2017-2018
Registra-se que a Comissão Eleitoral da APG-UFBA para o processo eleitoral da Gestão 2017-2018 foi composta pelos estudantes José Arlen Beltrão do Programa de PósGraduação em Educação, Elenilson Santos do Programa de Pós-Graduação em Física e a estudante Graça Santiago - Programa de Pós-Graduação em Educação.