A comissão eleitoral da APG-UFBA vem a público se manifestar sobre o processo eleitoral da entidade encerrado ontem. Como é de conhecimento amplo, no dia 14 de maio recebemos uma solicitação endereçada à comissão vinda dos pós-graduandos e das pós-graduandas lato sensu afirmando que a plataforma escolhida na eleição, SIGeleição, não permitia seu voto, uma vez que, as pós lato sensu não utilizam o sigaa.
Antes de apresentar a proposta da plataforma eleitoral, nós da comissão, fizemos uma ampla pesquisa das possibilidades que pudessem garantir tanto a segurança do processo quanto o voto secreto de todos e todas. Recebemos da administração central da UFBA uma lista com os emails do conjunto de pós-graduandos e pós-graduandas como solicitado, porém só soubemos que essa lista estava sem as pós lato sensu após o requerimento do dia 14. Uma vez com o requerimento em mão, passamos a procurar todas as alternativas cabíveis para incorporar esse setor no processo eleitoral, porém vivenciamos por 4 semanas um jogo de responsabilidades entre as instâncias da UFBA e nenhuma atendeu nossa solicitação de entregar uma lista com os emails de todos pós-graduandos e pós-graduandas lato sensu.
Por fim, de mãos atadas, procuramos as chapas participantes do pleito para sugerir uma alternativa excepcional de uma votação suplementar, aberta, com voto declarado e fiscalização das 3 chapas concorrentes além da comissão eleitoral. Tal foi nossa surpresa, quando as chapas 2 “a ciência alcança” e 3 “APG é pra lutar” foram contrárias a inclusão dos pós-graduandos/as lato sensu no pleito, apenas a chapa 1 “Por uma ciência popular” foi favorável na ocasião. Sendo assim, publicamos a decisão de excluir do pleito esses 3000 estudantes distribuídos em 42 cursos na UFBA.
Recebemos, então, mais uma solicitação endereçada à comissão eleitoral vinda do conjunto de residentes em nome do setor lato sensu exigindo sua participação no pleito. Nosso estatuto é claro, nossa entidade é composta pelos grupamentos stricto e lato sensu, ambos com iguais direitos perante a entidade, inclusive o voto. Sendo assim expressamente contra o estatuto uma eleição que exclua parte de seus associados. Tendo em vista, a possibilidade de impugnação do processo eleitoral, optamos novamente por ouvir o pleito e tentar, em um último esforço, garantir a participação do setorial Lato Sensu pela plataforma Helios, num regime suplementar à votação regular feita pelo sistema SIGELEIÇÃO. Para tal, propusemos que o resultado do sistema SIGeleição não fosse acessado ou revelado até o final do processo de votação suplementar para garantir que nenhum enviesamento fosse tomado.
No entanto, nossa decisão em favor de um processo eleitoral válido e democrático foi acolhida com hostilidade das chapas 2 “a ciência alcança” e 3 “APG é pra lutar” que passaram a ligar para a comissão, acusar de golpe, chegando a ameaçar que o próprio reitor ou “amigos” do TI fossem intervir no processo eleitoral e abrir o resultado do SIGeleição (o que mostra apenas um profundo desconhecimento do sistema, já que apenas quem tivesse a chave codificada poderia abrir e validar os votos). Por fim, a chapa 1 “Por uma ciência popular” terminou acatando e posicionou-se a favor do encerramento do processo eleitoral. Dado as sucessivas ameaças de duas das chapas e o consenso entre as três chapas de encerrar o pleito, abrimos então na presença integral da comissão eleitoral, junto a um representante de cada chapa e dois diretores da ANPG o resultado da votação no SIGeleição. Divulgando assim o resultado final do processo de votação.
Reiteramos que a presente comissão não abdicou em nenhum momento de um processo amplo e democrático, garantidor da participação de todos setores de associados, Latu e Stricto sensu, tendo tomado suas decisões sempre orientadas neste sentido. As eventuais divergências internas à Comissão foram também enfrentadas com diálogo aberto e decisões democráticas. Do mesmo modo, enfrentamos as pressões e divergências com as chapas, orientados sempre nestas premissas e encerrando nosso trabalho sobre estas bases.
Saudações
Comissão Eleitoral, APG-UFBA
Assinam:
Victor Montalvão Moreno
Giovani Damico