Reajuste das bolsas de mestrado e doutorado Já!
A Associação de Pos-Graduandos da UFBA celebra a vitória da prorrogação das bolsas FAPESB com término em 2022 e a liberação para o trabalho dos bolsistas FAPESB! Mas estamos cientes de que a luta pelos direitos dos/as trabalhadores/as da ciência e da educação deve ser incessante, caso contrário enfrentaremos mais retrocessos.
Por isto, iniciamos este abaixo-assinado pelo reajuste das bolsas Capes/CNPq e FAPESB, tendo em vista que as mesmas não são reajustadas desde 2013. À época, uma bolsa de doutorado equivalia a 3.24 salários mínimos e a do mestrado 2.21 salários. Com a falta de reajustes e o novo salário mínimo aprovado para 2022 (no valor de R$ 1.210), a atual bolsa de doutorado corresponderá a 1.81 salário mínimo e a de mestrado apenas 1.23 salário.
A FAPEMIG (Minas Gerais), FAPEMA (Maranhão), a FAPERJ (Rio de Janeiro) aprovaram um reajuste de 25% ainda em 2021 e a FAPEAM (Amazonas) aumentou para R$ 2.100,00 as bolsas de mestrado e para 3.000,00 as bolsas de doutorado. Portanto, precisamos exigir que tanto a FAPESB quanto a Capes/CNPq reajustem também em prol dos pós-graduandos da Bahia e em valor superior a 25%, para ao menos atenuar as perdas que tivemos e que foram acentuadas com a política anti-ciência do governo Bolsonaro.
Assim, convidamos todos os/as pós-graduandos/as da Bahia a assinarem este documento pelo reajuste imediato das bolsas de Mestrado e Doutorado.
Faça parte desta luta!!
Rui Costa, reajuste as bolsas de Mestrado e Doutorado da FAPESB!