terça-feira, 27 de maio de 2014

HOMOLOGAÇÃO das inscrições de Chapas para as Eleições dos representantes da diretoria da ASSOCIAÇÃO DOS PÓS-GRADUANDOS E PÓS-GRADUANDAS DA UFBA



Nós, da comissão eleitoral das eleições 2014-2015 da Associação dos Pós-graduandos e Pós-graduandas da UFBA torna público a homologação da chapa única Coletividade e Luta. Dessa maneira atendendo as normas do edital para a candidatura, a presente chapa terá do dia 27 de maio a 02 de junho para realizar sua campanha eleitoral. Sendo que, nos dias 03 a 04 de junho ocorrerão às eleições nos seguintes locais:

Ondina
Biblioteca Central (09:00h às 20:00h)
Instituto de Química (09:00h às 17:00h)
São Lázaro
Pavilhão Raul Seixas (09:00h às 20:00h)
Canela
Escola de Teatro (09:00h às 17:00h)
Faculdade de Educação (09:00h às 20:00h)

Para mais, tornamos público e verídico todo esse processo de inscrição e homologação conforme explicitado no edital lançado no dia 20 de maio de 2014.

Att,
Comissão Eleitoral da Associação dos Pós-graduandos e Pós-graduandas da UFBA.
Carlos Alberto Ferreira da Silva – Doutorando em Artes Cências
Clara Lima – Especialização em Educação Física
Léa Menezes – Doutoranda no NEIN
Leonardo Paulino – Mestrando em Artes Cênicas
Moises Alves – Especialização em Educação Física
Müller Ribeiro – Doutorando em Ciência Animal nos Trópicos

Paulo Mesquita – Doutorando em Química

quarta-feira, 21 de maio de 2014

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA A ELEIÇÃO DOS REPRESENTANTES DA DIRETORIA DA ASSOCIAÇÃO DOS PÓS-GRADUANDOS E PÓS-GRADUANDAS DA UFBA

GESTÃO 2014/2015


A comissão eleitoral da Associação dos Pós-graduandos e Pós-graduandas da UFBA torna público o edital das eleições para diretoria desta entidade, decidido no Conselho dos Representantes Discentes da Pós-graduação no último dia 20 de maio de 2014:


1) DO CALENDÁRIO ELEITORAL:

Inscrições de chapa: 21 de maio a 26 de maio
Período de campanha: 27 de maio a 02 de junho
Votação: 03 a 04 de junho

Locais de votação:
Ondina
Biblioteca Central (09:00h às 20:00h)
Instituto de Química (09:00h às 17:00h)
São Lázaro
Pavilhão Raul Seixas (09:00h às 20:00h)
Canela
Escola de Teatro (09:00h às 17:00h)
Faculdade de Educação (09:00h às 20:00h)

Apuração: 04 de junho às 20:30h na Faculdade de Educação
Posse da diretoria eleita: 09 de junho de 2014


2) DAS INSCRIÇÕES DAS CHAPAS

2.1 Poderão candidatar-se à diretoria da Associação dos Pós-graduandos e Pós-graduandas da UFBA todos os estudantes dos cursos de pós-graduação stricto e latto sensu matriculados e matriculadas na Universidade Federal da Bahia;

2.2 As eleições se darão por meio de inscrições de chapas, que devem ser compostas por até 12 (doze) estudantes (nove ocupando os cargos da diretoria e três suplentes):


I – coordenação geral (composta do coordenador e vice-coordenador);

II – secretaria;

III – coordenação de comunicação;

IV – coordenação de finanças;

V – coordenação de Ensino, Pesquisa e extensão;

VI – coordenação de assistência estudantil;

VII – coordenação de articulação e formação política;

VIII – coordenação de assuntos jurídicos;


2.3 As chapas interessadas em concorrer ao processo eleitoral deverão entrar em contato com os membros dessa comissão através do seguinte e-mail: comissaoeleitoralapg.2014@gmail.com

2.4 Para inscrição das chapas, um membro da chapa deve preencher a ficha de inscrição fornecida pela comissão eleitoral e entregar à comissão eleitoral fotocópias dos documentos de identidade e do registro de matrícula de todos os membros da chapa entre os dias 21 e 26 de maio, até as 23:59h  (entrar em contato para marcar horário e local para entrega da documentação);

Obs.: Também serão aceitos, para fins de identificação, os seguintes documentos: carteira de trabalho, carteira de motorista, passaporte e identidade profissional;

2.5 Qualquer estudante dos cursos de pós-graduação stricto e latto sensu podem votar nestas eleições, desde que apresente um documento com foto ao mesário da votação.


3)PERÍODO DE CAMPANHA

3.1 Verba para campanha não pode ultrapassar R$ 2.000, 00 (Dois mil reais).
 

4) APURAÇÃO DOS VOTOS E POSSE DA DIRETORIA

4.1 A apuração dos votos se dará no dia 04 de junho a partir das 20h30min;

4.2 Anunciado a chapa eleita, essa tomará posse da diretoria da Associação dos Pós-graduandos e Pós-graduandas da UFBA no dia 09 de junho em solenidade convocada pela comissão eleitoral;

4.3 A diretoria eleita terá mandato de 01 (um) ano, a iniciar-se no ato da posse. 

5) Os casos omissos serão avaliados pela comissão eleitoral.






Atenciosamente,


Comissão Eleitoral da Associação dos Pós-graduandos e Pós-graduandas da UFBA.

Carlos Alberto Ferreira da Silva – Doutorando em Artes Cências

Clara Lima – Especialização em Educação Física

Léa Menezes – Doutoranda no NEIN

Leonardo Paulino – Mestrando em Artes Cênicas

Moises Alves – Especialização em Educação Física

Müller Ribeiro – Doutorando em Ciência Animal nos Trópicos

Paulo Mesquita – Doutorando em Química



terça-feira, 13 de maio de 2014

CARTA DO I ENCONTRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFBA



Nos dias 08 e 09 de abril de 2014, na Universidade Federal da Bahia (UFBA) foi realizado o I Encontro de Estudantes de Pós-graduação da UFBA, no qual participaram cerca de 100pós-graduandos e pós-graduandas. Foram dois dias de debates intensos cujas temáticas perpassaram o papel e os direitos dos/as pós-graduandos/as no desenvolvimento social e científico, a valorização dos/as pesquisadores/as, a política nacional de ciência e tecnologia, soberania nacional, além de assistência estudantil, assédio moral, sistema de avaliação na pós-graduação e financiamento para pesquisa.
Pautados/as sobre os eixos de direitos e produção acadêmica na pós-graduação brasileira, os/as estudantes foram unânimes no que pesa a necessidade urgente de incorporar aos direitos dos/as pós-graduandos/as a universalização das bolsas, acesso aos programas de assistência estudantil (creches, restaurante universitário, residência, assistência a saúde), adicional de periculosidade e insalubridade, além de outras melhorias nas condições de estudo, trabalho e pesquisa para os/as pós-graduandos/as.
Propomos também a efetivação de uma política de valorização, inclusão e manutenção de todos/as nas universidades, atrelado a uma produção acadêmica inovadora e transformadora da realidade social, a partir da integração entre o ensino, pesquisa e extensão na pós-graduação, uma vez que identificamos inúmeros/as docentes ausentes neste elo. Assim sendo, solicitamos transparência nos mecanismos de avaliação docente na graduação e pós-graduação, bem como uma real aproximação entre os/as docentes, corpo técnico e discentes, no que tange essa valorização das universidades.
No que pesa a produção acadêmica na pós-graduação brasileira, todos/as estudantes posicionaram-se contrários/as ao produtivismo que tem se tornado as pesquisas nas universidades diante da avaliação vigente pela Capes. Tal situação tem refletido não só numa produção acadêmica frágil, como também afetado diretamente a saúde psicológica dos/as pós-graduandos/as numa pressão insustentável de prazos e produções quantificadas.
O uso de uma linguagem não sexista nos conteúdos e identificação da ANPG e APGs, também foi pautado no encontro. Embasado na forma sutil de transmissão de discriminação através da linguagem, uma vez que esta é reflexo dos valores e do pensamento de uma sociedade que a cria e a utiliza, bem como na busca pela equidade entre homens e mulheres nos espaços universitários e, consequentemente, na sociedade.
A inclusão definitiva da Pós-graduação no Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) também foi tema de reivindicação dos/as discentes, assim como a aprovação urgente de 10% do PIB nacional para a educação, reajustes de 50% nas bolsas, com garantia de reajuste anual em 1º de janeiro de cada ano, de uma educação pública, gratuita e de qualidade, bem como a isonomia na distribuição de recursos entre as diferentes áreas do conhecimento pelas agências de fomento. Não menos importante, a liberação de servidores (as) públicos para realização de mestrado/doutorado com remuneração, respeitando a legislação vigente e os regimentos internos de cada instituição também foi colocado nas defendidas pela APG/UFBA.
Somando a tudo isso, o I Encontro de Estudantes de Pós-graduação da UFBA aprovou outras importantes diretrizes que nortearão a luta dos/as estudantes de pós-graduação da Bahia: posição contrária a privatização, precarização, mercantilização e terceirização das universidades públicas; a incorporação da especialização na Pró-reitoria de Pós-graduação; o estabelecimento de licença maternidade pela Fapesb. Deliberamos ainda, a proposta de um levantamento com os direitos e a assistência estudantil pós-graduação na UFBa e em outras universidades do Brasil, a criação de estratégias de comunicação para uma maior divulgação da APG-UFBA, além de exigir uma urgente auditoria da dívida pública da união.
Toda a luta dos/as estudantes de pós-graduação da UFBA por melhores condições de estudo e pesquisa se choca com argumentos das agências de fomento nacional e estadual e da própria universidade sobre a falta de verbas para investimento na pós-graduação. Porém, sabemos que hoje cerca de 50% do Pib é reservado dos cofres públicos para pagamento do superávit primário, isto é, dinheiro público que serve para pagar a dívida. A questão é que esta dívida não é dos/as estudantes da pós-graduação e nem da juventude ou dos/as trabalhadores em geral. Por isso, não somos nós que devemos pagar esta conta. O dinheiro público deve ser usado para garantir a saúde, a educação, a moradia e o esporte/lazer/cultura da população. Neste sentido, o I Encontro de Estudantes de Pós-graduação da UFBA exige uma urgente auditoria da dívida pública da União.
Sendo assim, chamamos todos/as pós-graduandos/as para somar esforços pelo fortalecimento da pós-graduação brasileira participando da luta por melhores condições de estudo, trabalho e pesquisa para os/as pós-graduandos/as, assim como pautar outras problemáticas vivenciadas nos programas de pós-graduação para que possamos levá-las para nosso próximo evento: o 24º Congresso Nacional de Pós-graduandos/as: valorização da ciência e dos/as pesquisadores/as, que acontecerá no Rio de Janeiro, entre os dias 01 e 04 de maio de 2014.


Salvador, 09 de abril de 2014

I Encontro de Estudantes de Pós-graduação da UFBA






Encaminhamentos do Grupo de Discussão – 08/04

1.      Isonomia na distribuição de recursos entre as diferentes áreas do conhecimento pelas agências de fomento;
2.      Estabelecimento de licença maternidade pela Fapesb;
3.      Levantamentos dos direitos (Assistência estudantil) na UFBa e em outras universidades do Brasil;
4.      Efetivação de uma política de reajuste de bolsas em 1º
5.       de Janeiro;
6.      Liberação de servidores/as públicos para realização de mestrado/doutorado com remuneração, respeitando a legislação vigente e os regimentos internos de cada instituição;
7.      Mudança no nome da ANPG, introduzindo uma nomenclatura não sexista em seu nome e em todos os documentos da instituição (modificação do nome, não da nomenclatura);
8.      Obtenção de mais duas bolsas no final do curso, garantindo o auxílio tese e dissertação;
9.      Pela auditoria da dívida pública da união;
10.  Maior divulgação da APG-UFBA.

Encaminhamentos do Grupo de Discussão – 09/04

1.      Posição contrária ao produtivismo acadêmico imposto por esse processo de avaliação vigente pela Capes;
2.      Aproximação dos/as docentes, corpo técnico e discentes  pela valorização das universidades;
3.      Posição contrária a qualquer forma de assédio moral na pós-graduação;
4.      Posição contrária a privatização, precarização, mercantilização e terceirização das universidades públicas;
5.      Incorporação da especialização na Pró-reitoria de Pós-graduação;
6.      Transparência nos mecanismos de avaliação docente na graduação e pós-graduação.



segunda-feira, 12 de maio de 2014

CONVOCATÓRIA REUNIÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS DOS/AS DELEGADOS/AS DO XXIV CONGRESSO NACIONAL DE PÓS-GRADUANDOS/AS


As delegadas e delegados eleitas/os para representarem as/os estudantes de Pós-Graduação da Universidade Federal da Bahia no XXIV Congresso Nacional dos Pós-Graduandos/as, convocam todas e todos as/os discentes dos programas de pós-graduação da UFBA para relatar a participação da delegação no evento, no dia 15/05 às 16h, na Faculdade de Educação (FACED), sala 06, 2º andar

Assinam esta convocatória todas/os as/os delegadas/as da UFBA:

Dalila Carla dos Santos – Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM)
Leidiane Alves de Farias - Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM)
Jairo Torres Magalhães Júnior – Programa de Pós-Graduação de Ciência Animal dos Trópicos
Carlos Alberto Ferreira da Silva – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
Ellen da Silva Paula - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
Lenine Guevara Oliveira e Salvador - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
Ivson Conceição Silva – Programa de Pós-Graduação em Educação
Wagner Santos Santana – Especialização em Metodologia do Ensino da Pesquisa em Educação Física
Wagner de Sena Lima - Especialização em Metodologia do Ensino da Pesquisa em Educação Física



                                                                                             Salvador, 11 de Maio de 2014