quarta-feira, 29 de julho de 2015



Estudantes de Pós-Graduação da UFBA deflagram greve


Reunidos/as em Assembleia Geral na tarde de hoje, 29/07, realizada na Faculdade de Educação, os/as estudantes de Pós-Graduação da UFBA deflagraram greve.
Estiveram reunidos/as cerca de 60 estudantes de 18 Programas de Pós-Graduação da UFBA, os/as quais discutiram a situação da Pós-Graduação em nível nacional e local a partir dos cortes orçamentários decorrentes da atual política econômica do governo federal (o Plano Levy) e, após avaliarem o Estado de Mobilização da categoria, a maioria dos presentes deliberou pela deflagração da greve.
As principais pautas de reivindicação da categoria: contra a política de ajuste do governo federal/Plano Levy, pela reversão dos cortes no orçamento, em defesa da universidade pública e de qualidade, valorização das bolsas,  inclusão dos/as estudantes de Pós-Graduação no Plano Nacional de Pós-Graduação (PNAES) com o aumento dos recursos para este programa, infraestrutura e condições de pesquisa e de estudos adequados, combate ao assédio moral e sexual, recursos para a participação em eventos científicos e para publicações, dilatação dos prazos (bolsas e relatórios) das agências financiadoras (Capes, CNPq e FAPESB) diante da situação de greve nas IFES, etc.
A Assembleia elegeu ainda um comando de greve composto por estudantes de diferentes programas que, junto com a diretoria da APG UFBA, coordenará a mobilização e articulação dos/as estudantes durante a greve.

Segue o calendário das atividades da próxima semana:
03/08 (segunda-feira) – 10h na Faced/UFBA: Reunião do Comando de Greve

05/08 (quarta-feira) – 14h na Escola de Enfermagem: Assembleia Geral dos Estudantes de Pós-Graduação da UFBA. Pauta da assembleia: 1) Discussão da pauta da greve dos/as pós-graduandos e 2) Discussão do calendário de greve.

06/08 (quinta-feira) – 9h na Escola de Enfermagem: Debate sobre impactos dos cortes orçamentários na Pós-Graduação (a confirmar)

Salvador, 29 de julho de 2015
ASSOCIAÇÃO DE PÓS-GRADUANDOS DA UFBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário