quarta-feira, 26 de maio de 2021

Sobre a Homologação do Resultado das Eleições

 Prezados/as pós-graduandos/as


A Comissão Eleitoral da APG-UFBA vem a público informar sobre os resultados parciais das eleições bem como uma atualização importante acerca da homologação dos resultados. Com prazer informamos que nossas eleições tem tido uma boa adesão e a plataforma adotada funcionou da maneira esperada garantindo a acessibilidade e o sigilo para os estudantes da pós-graduação stricto sensu.


Até o presente momento nossas eleições contaram com mais de 482 votos, demonstrando a amplitude crescente de nossa democracia universitária, a despeito da conjuntura pandêmica e das dificuldades de comunicação. Avançar na politização da universidade, nas discussões amplas e na democracia são assim frutos importantes do processo.


No intuito de seguir aprofundando nossa democracia universitária a presente comissão também se mostrou sensível aos recursos e aos pedidos recebidos via conjuntos de estudantes ou das chapas ora pleiteantes à próxima gestão. Ao avaliarmos os recursos (previstos em edital) nos deparamos com algumas necessidades de modificação do calendário eleitoral até aqui estabelecido.


Recebemos um recurso interposto por um conjunto de programas de residentes -pós-graduandos/as em programas lato sensu- que apontava a impossibilidade de o conjunto de pesquisadores/as vinculados às pós latu sensu em realizar o voto via plataforma SIGELEIÇÃO, plataforma por nós adotada, de modo que um conjunto de 3 mil pesquisadores/as distribuídos em 42 programas de pesquisa ficaram impossibilitados de votar. Uma vez recebido tal recurso, a Comissão vem avaliando na data de hoje medidas alternativas que busquem garantir a mais ampla votação, com todos os setores representados pela APG-UFBA (Pós-graduandos/as lato e stricto sensu).


Deste modo a Comissão informa que a homologação do resultado final da votação estará adiada em 24h bem como a divulgação do resultado, tempo no qual buscaremos viabilizar uma alternativa para o recurso interposto pelo conjunto de estudantes. Salientamos que não foi solicitada nenhum tipo de invalidação do resultado das eleições, não havendo qualquer prejuízo para os votos computados. O pedido de recurso versa sobre a possibilidade de uma votação complementar, no qual os votos dos conjunto de pesquisadores/as latu sensu teriam a possibilidade de ter seus votos computados, e somados à votação já realizada. Tal medida visa tanto garantir tempo hábil para estudarmos uma alternativa e garantir a ampla participação, bem como evitar uma divulgação de resultados passíveis de serem eventualmente mudados com a soma dos votos deste outro setor votante.


Comissão Eleitoral - APG UFBA


Nenhum comentário:

Postar um comentário